Planejamento Estratégico: 7 Perguntas para Começar Agora
Você é daqueles que já entra o ano fazendo um planejamento e colocando em prática, ou acredita que as coisas só acontecem após o Carnaval? Um novo ano nos dá, sem dúvidas, a sensação de recomeço. E poder partir do zero em uma folha em branco certamente nos traz um gás extra, renova as ideias e abre um leque de possibilidades.
Para alguns, listar os propósitos no período após a virada já é uma tradição. No entanto, existem os que não acreditam e não praticam a listinha como base para decisões importantes na vida.
O fato, é que apesar de termos iniciado outro ciclo, é comum existirem alguns projetos inacabados. O que quer dizer que devemos pensar em como evitar que isso se repita e trabalhar com foco para um 2020 de ainda mais realizações.
O foco é organizar
Para isso acontecer a palavra da vez é: PLA-NE-JA-MEN-TO. Aqui na Eficaz, essa é uma etapa que nunca para, ou seja, durante todo ano vamos aprimorando o planejamento e construindo uma trajetória para nossas metas. Ao concluir o ciclo, nos reunimos com os setores para celebrarmos as conquistas e já iniciar os próximos passos que virão.
Listar os propósitos não é apenas fazer uma relação de desejos. Apesar de ser importante visualizar tudo que desejamos, mais importante ainda é construir um caminho e por em prática. Trazendo para o universo empresarial, é traçar as metas e ações que precisamos executar para tirar do papel os projetos pendentes. E ai, deixamos uma dica eficaz: no dia a dia aqui da agência o 5W2H é muito praticado e, como resultado, facilita o percurso durante todo o processo rumo as nossas metas e na execução de nossos serviços.
Conhecendo a ferramenta
Trata-se de um plano de ação para que sejam determinadas de maneira detalhada as formas como alcançaremos objetivos e projetos. Seja a empresa como um todo ou por setor. Assim, em uma planilha inserimos o objetivo principal que buscamos atingir e os seguintes campos e informações:
- What? – O que você quer solucionar?
Aqui estarão as ações que deverão ser executadas para, assim, alcançar o objetivo;
- Why? – Por que você precisa que isso seja solucionado?
Neste ponto vão estar as motivações pelas quais devemos trabalhar, para que o objetivo seja atingido;
- Where? – Onde isso tudo deve acontecer?
Neste estarão as informações que dizem respeito aos locais que serão direta e indiretamente afetados pelas ações executadas;
- Who? – Quem você precisa que solucione?
Vamos listar aqui os responsáveis pela execução das ações;
- When? – Quando isso deve acontecer e qual o prazo final?
Este é o ponto que deve conter o cronograma, ou seja, aqui ditamos os prazos para cada ação.
- How? – Como essas demandas serão realizadas?
A resposta aqui deve ser referente ao método ou aos métodos que utilizaremos para o cumprimento de cada uma das ações;
- How much? – Quanto tudo isso vai custar?
É aqui que as informações sobre os custos, gastos e despesas, para que assim seja possível analisar a viabilidade de cada ação.
Comece agora!
Certamente sua empresa também é dividida por setores. O que acontece para que todos os pilares funcionem sob uma atenção especial, e no fim todo mundo caminhe em conjunto. Sendo assim, devemos ter um planejamento do micro para o macro, engajando sempre em uma meta em comum.
Neste caso, a ferramenta permite conhecer os pontos fortes e necessidade de cada pilar, promovendo uma integração e fortalecimento da equipe para que as coisas aconteçam. Em suma isso fará com que as pessoas tenham mais autonomia na hora de solucionar qualquer demanda. Então, nossa sugestão é que você não espere o Carnaval, experimente a ferramenta para começar a se movimentar e depois conte para nós o resultado. Vem com a gente?