Agências: Principais Aprendizados Deixados Pela Pandemia
Recentemente citamos aqui no blog os impactos da Pandemia para o segmento de eventos. As medidas de segurança chegaram a paralisar 98% das empresas do setor que, apesar disso, permaneceram firmes e 64% na expectativa de se manter.
Agora, meses depois, o diálogo é positivo e voltado para as agências de comunicação. As mudanças implantadas da noite para o dia nos trouxeram a necessidade de uma série de adequações que, por outro lado, se tornaram um legado a ser seguido.
Pesquisa realizada pelo Operand, Censo Agências – Impactos do Covid, apontou as principais medidas adotadas e previsões para a retomada. De acordo com os resultados, 68,9% não diminuiu a jornada de trabalho e nem o quadro de funcionários, que apareceram como adaptações entre outras, como adiamento de impostos e tributos, auxílio governamental para o pagamento de salários, antecipação de férias e feriados, além de linhas de créditos e empréstimos. Em relação ao tempo necessário para recuperar os prejuízos, 31,5% acredita que precisará de um período entre 6 e 12 meses. Em contrapartida os ganhos vieram em forma de aprendizados adquiridos com a nova rotina.
Agências: Aprendizados Deixados Pela Pandemia
Em primeiro lugar, destacamos que 56,7% dos entrevistados apontou um aumento na objetividade das reuniões durante o home office. A prática, por sua vez, será mantida por boa parte das agências. 14,8% migrará totalmente para o novo formato e 45,3% pretende seguir o modelo híbrido, variando as atividades em presenciais e remotas. Não ter implantado o home office antes da pandemia foi indicado como um arrependimento entre os respondentes.
Investir em seu próprio marketing foi outro ponto de destaque. É aquele velho ditado, “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”. As agências sentiram falta da estratégia e certamente levaram como lição.
A gestão financeira também ganhou um olhar mais atento. Planejamento e organização foram cruciais durante a pandemia, quem já trabalhava a saúde financeira, sem dúvidas, ficou um passo à frente e sofreu menos com os impactos.
Por último, mas não menos importante, a gestão e capacitação da equipe fez total diferença. Foi hora de colocar em prática o conhecimento, se adaptar e inovar, e quem já vinha investindo em um aprendizado contínuo pôde contar com uma equipe mais forte e eficiente neste momento.
Em resumo, tudo é questão de antecipação e planejamento. Aqui na Eficaz essa é uma prática adotada por todos os setores e membros de equipe. Ainda assim, em tempos de crises e mudanças sentimos o balanço do mercado, mas com resiliência e preparo para seguir em frente e valorizar ainda mais nossos métodos. E em sua agência, como é o planejamento? O que vocês aprenderam com a Pandemia? Troque uma ideia com o nosso time, juntos podemos nos fortalecer.