Praia, sombra e… conexão Wi-Fi fresquinha?

Praia, sombra e conexão com Wi-Fi fresquinha

Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o acesso à  internet é um direito humano.

Todos sabemos que o Sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo assim para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Só que o nosso astro rei também pode ser prejudicial à  nossa pele se não nos protegermos da forma correta.

O que o cuidado com o Sol tem a ver com a internet? A empresa belga Happiness Brussells criou um sistema diferente para tentar conscientizar os frequentadores da Playa Agua Dulce, uma praia no Peru. O Shadow Wi-Fi oferece conexão à  internet gratuita para as pessoas que estiverem sob a sombra de um totem gigante.

O sistema funciona de forma simples, mas muito eficiente para até 250 conexões. Para garantir que o sinal funcione apenas na sombra projetada pela estrutura, os idealizadores uniram um sensor, que acompanha o movimento do sol durante o dia inteiro, e uma antena direcional para distribuir a conexão.

Com intuito de divulgar os cuidados com a exposição excessiva ao sol, quando se é conectado ao Shadow Wi-Fi a tela de login apresenta dicas de proteção.

O Shadow Wi-Fi foi utilizado de forma experimental no Peru, mas irá se expandir muito em breve para todo o planeta. Já estão programadas as paradas em San Francisco, nos Estados Unidos, e Nova Zelândia.