A Verdade Sobre Experiências e Consumo

EFICAZ COMUNICACAO - Experiências e Consumo

Estudos trouxeram um novo olhar sobre a fidelização de clientes. Não dá mais para escapar do incontestável. Oferecer as melhores experiências ao cliente tornou-se fator irrevogável na decisão de compras.

Sair do óbvio. Fugir do lugar comum. Pensar fora da caixa. Um desafio diário na rotina de quem trabalha com Marketing, e meta fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

As mudanças no perfil de consumo, mais uma vez, estão surpreendendo e transformando a realidade do mercado e das grandes marcas. Dados apontam que os clientes estão cada vez mais fiéis às experiências, e não às marcas.

Levantamos, novamente, a bandeira do Live Marketing e sua gama de oportunidades para levar experiências memoráveis ao público. Fazer o incomum, oferecendo algo novo na divulgação ao cliente torna o produto mais convidativo e aprazível a ele.

Pesquisas apontam que os consumidores entre 19 e 35 anos, consideram mais o preço do que a marca. O momento é de valorização do dinheiro. E enxergando desse modo, precisamos encontrar algumas saídas. Um exemplo já citado em nossas publicações é optar por programas de fidelidade, oferecendo descontos e benefícios ao consumidor. A mesma pesquisa, mostra que 69% das pessoas nessa faixa etária participam desses programas de fidelidade e se mostram satisfeitas com eles.

Por outro lado, temos um público mais maduro, de 36 a 56 anos, que registra maior interesse pelas marcas. Eles apostam na credibilidade, e 40% se dizem fiéis as suas marcas preferidas.

Você deve estar se perguntando a que conclusão queremos chegar. Caminhando nessa direção o perfil de consumo está se mostrando fiel ao que é vivenciando. Experiência. As marcas, hoje, se definem pelo que é oferecido ao, e sentido pelo, consumidor.

Comprovando nossa afirmação, estudos apontam que 42% dos consumidores deixam de comprar determinada marca depois de duas experiências negativas. Aqui, podemos destacar como experiências negativas, a insatisfação com o produto, uma promessa não cumprida, ou atendimento mal articulado.

Definitivamente, vivemos a Era da Experiência. E as empresas já estão enxergando isso. De acordo com o Gartner, consultoria de pesquisa em tecnologia, 89% das companhias pretendem competir com base na “customer experience”.

Agora, te convidamos também a fazer desse desafio uma realidade. Pense fora da caixa e faça valer a experiência.

 

Fonte: www.meioemensagem.com.br